Coluna Seabra Neto

Campanha da Fenapro incentiva marcas  a anunciarem em tempos de Covid-19

07 Maio 2020 por Seabra Neto

Pesquisa da Kantar Ibope aponta que, durante o isolamento social, a audiência da TV aumentou 63%, enquanto a navegação na web teve um incremento de 70%.

Com o mote “O seu cliente quer te ouvir. Anuncie!”, a Federação Nacional das Agências de Propaganda (Fenapro) lançou, em parceria com os Sindicatos das Agências de Propaganda (Sinapros), campanha que tem como foco incentivar marcas a anunciarem em tempos de Covid-19. Para a veiculação, a ação também ganhou apoio dos veículos de comunicação.

O filme publicitário da campanha destaca dados de uma recente pesquisa sobre o comportamento do consumidor durante o isolamento social, realizada pela Kantar Ibope entre os dias 13 e 16 de março. Segundo o estudo, a audiência da TV aumentou 63%, enquanto a navegação na web teve um incremento de 70%.

A pesquisa ainda aponta que 92% dos entrevistados acham que as marcas não devem parar de anunciar neste momento, enquanto 77% querem que as marcas sejam úteis neste momento e 75% acreditam que a sua marca deveria informar suas ações de combate.

Esses números são destaques nas peças publicitárias e têm como objetivo dar embasamento para que os anunciantes possam anunciar e divulgar suas marcas, produtos e serviços. No Ceará, a campanha é assinada em parceria com o Sinapro-CE e conta com apoio do Sistema Verdes Mares, afiliada da Globo no estado.

Para Bob Santos, presidente do Sindicato das Agências de Propaganda do Estado do Ceará (Sinapro-CE), a campanha é muito oportuna para ajudar os anunciantes a pensarem formas de se reinventarem e anunciarem. Já para Daniel Queiroz, presidente da Fenapro e do Sindicato das Agências de Propaganda de Pernambuco (Sinapro-PE), o momento é de buscar alternativas que deem melhores condições às agências neste momento incerto e difícil. Veja na íntegra o que Bob Santos e Daniel Queiroz pensam e o que esperam do mercado neste momento de quarentena:

O empresário pode estar em casa, a marca não

(*) Bob Santos

“Diante deste desastroso cenário, onde encontramos inúmeras citações negativas no nosso dia a dia, temos a obrigação de mostrar que podemos e vamos vencer. Todo o trade publicitário foi afetado de forma abrupta pela reação do anunciante, que, mesmo sabendo que a propaganda é uma ferramenta necessária para o seu negócio, deixou-se dominar pela incerteza do futuro sem saber da sua dimensão. Como eterno otimista, tenho obrigação de mostrar caminhos e que as oportunidades surgem nas crises, nas quais somos obrigados a nos reinventar com as ferramentas disponíveis. Daniel Queiroz, novo presidente da Fenapro, está promovendo uma maior integração entre os presidentes dos Sinapros através de grupos de discussão, em que a pauta está intensa em virtude do momento que estamos vivendo. Em um desses encontros, no qual dividimos experiências locais, o Júnior Brasa, presidente do Sinapro Mato Grosso, apresentou números da percepção do consumidor sobre as marcas durante o isolamento social, de acordo com pesquisa da Kantar Ibope Media. A peça eletrônica que foi produzida no Mato Grosso traduz o sentimento otimista e, a meu ver, necessária neste momento. O Sinapro Ceará divulgou esses números com a anuência da Kantar Ibope Media, e a parceria do Sistema Verdes Mares através da TV Verdes Mares, afiliada Globo no Ceará. O anunciante precisa ter conhecimento dos números de audiência da mídia de massa durante o isolamento. A Globo, com  a capacidade e qualidade de produção de conteúdo, foi capaz de se reinventar e exibir sucessos de audiência, além de exibir o maior BBB de todos os tempos. É isso que estamos mostrando aos nossos clientes. A TV exibe sua força com índices crescentes de audiência, seja no jornalismo ou no entretenimento, como mostra a pesquisa realizada  agora em março. Os números indicam que 92% das pessoas acham que as marcas não devem parar de anunciar, 77% querem que as marcas sejam úteis neste momento, 75% afirmam que as marcas deveriam divulgar suas ações de combate, além da constatação do aumento de 63% da audiência no meio TV. Vamos intensificar as ações do Sinapro Ceará, envolvendo veículos, fornecedores e agências para encontrar o melhor caminho na retomada da publicidade nordestina e fomentar um rápido crescimento dos indicativos de nossos clientes. Como disse Euclides da Cunha, ‘‘viver é adaptar-se – Bob Santos é presidente do Sindicato das Agências de Propaganda do Estado do Ceará (Sinapro-CE)

Busca de alternativas que deem melhores condições às agências

(*) Daniel Queiroz

“A Fenapro tem trabalhado intensamente, levando conteúdo e ampliando o espaço de debate pela busca de alternativas que deem melhores condições às agências neste momento mais difícil, e já com foco na retomada. E uma forma de aprofundar isso ainda mais é mobilizando os presidentes de Sinapros a promoverem debates locais, estruturando planos de ações em seus estados. E assim temos vistos movimentos muito significativos, tanto no campo jurídico em defesa do setor, como na maior integração das agências associadas na busca por soluções conjuntas, de onde partem campanhas como estas, por exemplo. Em Pernambuco, junto com a Abap, temos este espaço de debate permanente há quase 20 anos, que se chama ‘Fórum da Propaganda’, e é a partir dele que conversamos sobre as demandas e traçamos nossos planos. Fizemos uma reunião recente com a participação de 20 agências, e 28 pessoas, tudo virtual, com uma qualidade de participação, envolvimento e discussão sem igual, de onde pôde ser extraído um plano de ação que já está sendo executado. Entre as demandas: uma campanha de valorização da atividade, caminhos para captação de recursos,  retomada do ‘Comitê Digital’, com aprofundamento das alternativas de transformação digital, uma maior integração entre o trade unindo agências, veículos e fornecedores, e até a criação de um ‘comitê do Apocalipse’, que visa aprofundar a discussão sobre as mudanças e os impactos em nosso setor.” – Daniel Queiroz é presidente da Fenapro e do Sinapro Pernambuco.

Veja outras notícias da coluna acessando o link: http://mercadonoar.com.br/categoria/coluna