Coluna Seabra Neto

Daniel da Hora, jurado pernambucano do El Ojo Iberoamérica, faz balanço do festival

14 nov 2017 por Seabra Neto

Novos Talentos do El Ojo 2017 – Por Daniel da Hora – Por mais um ano fui jurado no El Ojo de Iberoamérica. Neste ano, o festival comemora 20 anos! Um feito de grande importância para nossa região e para todos que torcem por um mercado e uma indústria que nos inspire. E foi assim o evento: momentos de grande inspiração, tanto nas premiações quanto nos conteúdos de palestras e workshops.

Desta vez, estive julgando o Concurso Nuevos Talentos de Iberoamérica (pela terceira vez em 20 anos), prêmio que distingue o trabalho de jovens profissionais e estudantes da região, dando-lhes a oportunidade de mostrar seu talento, habilidade e criatividade para a comunidade de publicidade em toda a América.

Este ano, os participantes tiveram que trabalhar em briefing para a marca Sprite, proposta pela empresa Coca-Cola.  Concorreram 346 peças de toda a região, entre estudantes e jovens profissionais. A ideia da competição, para ambas as categorias, era deixar claro que “Sprite atualizou os adolescentes para que os adolescentes atualizassem o mundo”. Assim, a campanha teria que demonstrar  esse espírito de inovação característico  do adolescente.

Na categoria estudante, a peça vencedora foi o “Sprite Mode”, criado por Gustavo Lau e Anderson Yaco, estudantes da Brother Escola de Criação de Lima, no Peru. A campanha, quase como uma ação de “product insight”, sugeria adicionar uma pequena etiqueta de platina ao rótulo Sprite. Esse material, quando preso à tela de um celular, permite navegar no aparelho, mas bloqueia as interações, de modo que evita, por exemplo, dar um “Like” indesejável. E o mais importante: permite “ver” sem ser “visto” nas redes sociais, uma vez que não permite interação social.

Já no concurso com os jovens profissionais, o projeto vencedor sugeriu que a marca dê um #RFRSH para novas ideias. A dupla vencedora foi Hannah Prado e Wilson Da Costa Dias, da Publicis Brasil. Na campanha, foi apresentada uma lata que imprimiu diferentes frases inspiradoras, mas que, ao perder a temperatura, foi transformada na frase que dá nome à campanha. Fazer parte do júri no El Ojo em seus 20 anos foi, sem dúvida, uma honra e uma responsabilidade. Ao final, e fazendo jus ao resto do evento, a força criativa dos jovens talentos se mostrou cada vez mais conectada com as questões do nosso tempo e com as soluções que podem transformar o relacionamento de uma marca com seus públicos de forma definitiva.

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