Coluna Seabra Neto

Digital.Globo reúne mercado publicitário na Globo em Pernambuco

06 fev 2019 por Seabra Neto

Recife foi a primeira cidade do país a receber o evento Digital.Globo, no qual foi apresentado o projeto de inteligência digital implantado pelo Grupo Globo, com o objetivo de oferecer soluções integradas de comunicação e gestão de dados. O encontro, que aconteceu na sede da Globo em Pernambuco, reuniu anunciantes, agências, jornalistas e parceiros da emissora.

O encontro foi conduzido pelo jornalista Bruno Grubertt e aberto pelo diretor Regional e Comercial da Globo em Pernambuco, Iuri Leite. Na ocasião, Iuri agradeceu a presença de público e das equipes de Marketing e Digital da empresa. “Preparem-se para conhecer mais uma evolução conceitual, mercadológica e digital que já faz parte do portfólio das nossas plataformas”, disse.

A primeira palestra do dia, ministrada por Dilton Caldas, diretor de Negócios e Mídias digitais da Globo São Paulo, abordou o tema Novo momento da Globo Digital. Ele apresentou números expressivos de usuários e visualizações do Globo.com, G1, Globoesporte.com e GShow para mostrar a evolução e o alcance das mídias digitais nas plataformas Globo.

“A Globo começou a perceber que ela fala e conhece o perfil de 100 milhões de brasileiros, e que essa informação é fundamental para os anunciantes. Combinar esses dados vai ajudar o anunciante a resolver desafios e ganhar mercado”, garante Caldas.

O que muda com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)? Essa e outras dúvidas nortearam a palestra O impacto das novas regras de privacidade de dados, abordada pelo advogado do Grupo Globo, Fábio Borges. “A Lei 13.709, sancionada em 13/08/2018 pela Presidência da República, só entrará em vigor em 2020, mas as empresas e a sociedade precisam se adaptar o mais rápido possível”, lembrou Borges.

Ainda de acordo com o palestrante, a ideia da Globo é sair na frente e estar 100% preparada antes de a lei entrar em vigor, para apresentar soluções mais adequadas a seus clientes. “Também estamos aqui para desmistificar que a nova lei vai dificultar as empresas a trabalharem com dados. Muito pelo contrário, daqui para frente teremos muito mais segurança em tratar dados em qualquer uma de nossas plataformas”, ressaltou.

Para encerrar o ciclo de palestras, a analista de Programática da Globo, Aline Pimentel, trouxe o tema Cenário programático e sua evolução em constante ascensão. Além de apresentar um panorama sobre o crescimento desse tipo de compra, também discorreu sobre tendências da mídia programática e suas formas de aquisição. “É notório o aumento nesse segmento. Os anunciantes estão investindo, cada vez mais, nesse estilo de compra”, finalizou.

Publicitários repercutem evento digital promovido pela Globo

A Globo está em sintonia com os rumos do mundo digital e sempre buscando implementar ações que possam ajudar anunciantes e agências a desenvolverem suas estratégias no mercado publicitário. Esse é o senso comum dos quase 100 convidados que participaram do evento Digital.Globo, promovido pela emissora líder de audiência em Pernambuco. O encontro teve como palestrantes Dilton Caldas, diretor de Negócios e Mídias Digitais da Globo São Paulo; Fábio Borges, advogado do Grupo Globo; e a analista de Programática da Globo, Aline Pimentel. Acompanhe alguns depoimentos dos publicitários:

A Globo em movimento constante – “A Globo vem demonstrando que está em movimento constante. E esses últimos movimentos apontam no sentido da modernização dos seus formatos e processos, seja no jornalismo, na produção de conteúdo ou na sua forma de comercialização. O evento Digital.Globo mostra que a emissora está em sintonia com os rumos do mundo digital, integrando de forma inteligente as diferentes plataformas que compõem esse grupo de comunicação”. (Giovanni Di Carlli – presidente da Associação Brasileira de Agências de Publicidade – ABAP-PE – capítulo Pernambuco e vice-presidente da BG9 Comunicação).

Conteúdo relevante para os profissionais – “Foi um evento muito rico em conteúdo. Imergimos no mundo digital em busca de soluções em novos negócios no Grupo Globo. Saímos com a cabeça aberta para as novas oportunidades com o objetivo de oferecer soluções integradas e um melhor conhecimento na gestão de dados. A Globo, mais uma vez, enriquece o mercado com um evento como o Digital.Globo, trazendo conteúdo relevante para os profissionais”. (Rafael Quirino – Sócio e diretor de Planejamento da Avesso Comunicação).

Observar os movimentos da mídia como um todo – “Sempre que o mercado se movimenta na direção de trazer mais conhecimento para os seus profissionais, a importância disto é imensa. Neste momento, no qual estamos no meio de um verdadeiro furacão de mudanças na forma como as pessoas consomem os meios de comunicação, observar os movimentos da mídia como um todo na direção de uma melhor compreensão destas mudanças é, de fato, muito importante para termos a certeza que estamos todos tomando o rumo certo, no sentido de sermos mais assertivos e atingirmos os melhores resultados para os nossos clientes”. (Fred Teixeira – Gerente de Mídia da Ampla)

Importância das estratégias digitais – “As palestras ministradas no evento Digital.Globo foram esclarecedoras e reforçaram a importância de considerar estratégias digitais para as campanhas publicitárias, seja com modelos de compra diferenciados (como é o caso da mídia programática), seja pela estruturação, considerando as necessidades do usuário nos dias atuais (publicidade contextual, formatos não intrusivos, entre outros). O que mais me chamou atenção foi a abordagem jurídica em relação à proteção de dados de usuários, e como a Globo esse preparando para esse novo cenário no qual a Lei de Proteção dos Dados está a ponto de entrar em vigor. Espero que tenhamos mais encontros como esse para acompanhar as mudanças do mercado”. (Tito Ferreira – coordenador de Mídia da Aporte Comunicação).

Veja outras notícias da coluna acessando o link: http://mercadonoar.com.br/categoria/coluna