Coluna Seabra Neto

Entrevista: Jussara Freire fala sobre sua participação no livro “Sucesso: O que elas pensam”

08 ago 2018 por Seabra Neto

Primeira mulher a ocupar o cargo de diretora e de vice-Presidente de uma agência publicitária em Pernambuco, Jussara Freire, sócia fundadora da Martpet Comunicação, é uma das profissionais retratadas no livro “Sucesso: O que elas pensam”. Paulistana de coração pernambucano, ela adiantou para a coluna um pouco do que relatou no livro sobre sua trajetória de vida e profissional. O lançamento da obra, de autoria de Camila, Eduarda e Felipe Haeckel, acontece hoje, a partir das 19h, no Teatro RioMar.

Seabra Neto – Como você se sente por ter sido uma das mulheres escolhidas para compor o livro Sucesso: O que elas pensam”?

Jussara Freire – Estou honrada em participar do livro “Sucesso: O que elas pensam”, de Camila, Eduarda e Felipe Haeckel. Uma ótima ideia na qual são reunidas as respostas de mulheres de Pernambuco, de vários segmentos, para debater o conceito pessoal de cada uma sobre o que é sucesso.

Seabra Neto – Quem são essas mulheres?

Jussara Freire – São empresárias, jornalistas, escritoras, publicitárias, chefs de cozinha, enfim, uma gama variada de mulheres que colaboraram com seus depoimentos. Ou seja, o livro mostra um panorama muito interessante do modo de pensar de cada uma sobre sua trajetória. Realmente, este lançamento chega num momento de muita reflexão sobre o papel da mulher, sobre as questões de assédio e de empoderamento.

Seabra Neto – O que Jussara Freire falou sobre si mesma no livro?

Jussara Freire – Contei um pouco da minha história de vida e trajetória profissional. Eu venho de uma família de mulheres fortes, desde a bisavó materna, com quem tive oportunidade de conviver, minhas avós e, principalmente, minha mãe. Ela me ensinou a nunca levar desaforo para casa e a conviver com os homens de igual para igual. Ela e meu pai viveram 63 anos juntos até que a morte os separou. Minha mãe sempre trabalhou, foi corretora de imóveis, vendeu títulos de clube, deu aulas de culinária, vendeu bolinhos, conseguia empréstimos nas horas difíceis, construiu e reformou casas nas horas mais fáceis e lidava com donos de empresa da mesma forma que tratava com pedreiros, sem diferença. Foi assim que cheguei a Pernambuco e trato a minha carreira – sem diferenças. No começo, me estranharam um pouco: uma paulistana meio louquinha, vinda de uma passagem pela Bahia. Era diferente mesmo, mas tinha uma coisa que me conduzia: a alegria pelo trabalho e a paixão pelo Nordeste. Naquela época, poucas eram as mulheres em cargos relevantes, mas já existia nossa Cecília (Freitas), que também está no livro, para dar o exemplo. Fui a primeira mulher a ocupar o cargo de diretora e de vice-presidente de uma agência publicitária em Pernambuco até fundar a Martpet com Edison Martins.

Seabra Neto – Por ser mulher, você já sofreu bullying ou foi vítima de preconceito ao entrar no mercado de uma profissão até então masculina?

Jussara Freire – Também falo sobre isso no livro. Para mim, ser mulher sempre foi natural, pois creio que a escolha de minha profissão ajudou. Consegui driblar cantadas e coibir o assédio que muitas funcionárias recebiam. E nunca fui desmoralizada por minhas ideias, mas não posso fechar os olhos para a realidade. Por conta disso, a Martpet tem um papel social permanente na luta contra as desigualdades entre gêneros e proteção às causas de crianças e adolescentes. E, claro, é um trabalho coletivo em que os sócios e funcionários se engajam de corpo e alma. Sinto, sinceramente, que uma das lutas que a gente também tem que enfrentar é contra o preconceito com os homens. Homem é bruto? Homem sensível é fraco? Homem que é homem não chora? Nossa sociedade trata a questão de gênero de forma muito arcaica. Somos diferentes, sim; somos iguais, sim. E essa equação não fecha. Cabe a cada um de nós, mulheres e homens, levar a vida com clareza e atitudes. Ter a leveza e o bom humor para encarar as dificuldades e ser forte, muito forte.

Veja outras notícias da coluna acessando o link: http://mercadonoar.com.br/categoria/coluna