Coluna Seabra Neto

Entrevista: Luiz Augusto Filho fala sobre a vitória da Agência UM no PPP 2017

04 out 2017 por Seabra Neto

Ainda no calor da emoção de ver sua Agência UM conquistar o título de Agência do Ano no VIII Prêmio Pernambuco de Propaganda – PPP 2017, promovido pelo Sindicato das Agências de Propaganda de Pernambuco – Sinapro-PE, com apoio da Globo Recife, o publicitário e empresário Luiz Augusto Filho, presidente e sócio-fundador da empresa, concedeu entrevista exclusiva para a coluna de hoje no Mercado no Ar. Falou sobre os prêmios que a agência recebeu, o processo criativo, a relação mercado-cliente e os planos para fechar 2017 positivamente e pisar em 2018 com o pé  direito. Saiba mais acompanhando a entrevista.

Seabra Neto – Agência UM foi a mais premiada do VIII Prêmio Pernambuco de Propaganda 2017, conquistando inclusive o Grand Prix de Agência do Ano. Como foi receber tantos prêmios?

Luiz Augusto Filho – Foi muito gratificante para mim e toda a equipe da agência. Há dois anos, com a chegada de Lenilson, nosso diretor de Criação, tomamos a decisão de participar de festivais de publicidade no Brasil e no exterior, e tem sido uma experiência enriquecedora para todos nós. Só para citar alguns exemplos, vencemos o Grand Prix de Press Midia no Muse Awards, principal festival de publicidade do Canadá,  realizado em Montreal. Fomos finalistas no Cristal Festival em Courchevel, na França, e no Lisbon Festival, em Portugal, além de termos participado do Festival de Cannes com o maior número de peças publicitárias concorrendo ao Leão, na história da Propaganda do Norte e Nordeste. E a performance recordista em prêmios, nos oito anos de existência do PPP, vem ratificar  esse grande momento que vivemos.

Seabra Neto – A agência também levou o Grand Prix de Campanha do Ano, com o trabalho Praia sem barreiras para a Uninassau. Como surgiu o processo criativo desse trabalho social e qual avaliação do cliente diante da premiação?

Luiz Augusto Filho – Temos muito orgulho desse trabalho, por ter um caráter social e pela solução criativa que concebemos. A relação do ser humano com o mar sempre foi e será cheia de mistérios, questionamentos, deslumbramento e temor diante da maior força da natureza. A ideia criativa surgiu a partir desses sentimentos, que são de todos nós.

Seabra Neto – Com a série de anúncios Cafeteiras, criada para o São Braz Coffee Shop, a Agência UM também conquistou o Grand Prix de Anúncio do Ano. Foi uma premiação esperada?

 Luiz Augusto Filho – Sim, com absoluta certeza. Essa campanha foi publicada na Archive, a revista que é considerada a Bíblia da Press Midia mundial. É uma publicação alemã, extremamente criteriosa, e jamais uma agência do Norte e Nordeste emplacou tantas campanhas em um ano como a Agência UM. A campanha da São Braz foi uma delas, que teve grande destaque. Sabíamos, portanto, que era uma campanha que tinha grandes chances de abocanhar um Grand Prix no PPP.

Seabra Neto – Outro trabalho inscrito pela agência e que conquistou o Grand Prix de Mídia Exterior do Ano, foi o conjunto criativo Não Cale, criado para o Ministério Público do Trabalho/Trabalho Infantil, entidade que também levou o Grand Prix de Anunciante do Ano. Como foi ver o resultado dessa ação social tão bem premiada?

Luiz Augusto Filho – Quando o cliente, o Ministério Público do Trabalho da Paraíba, viu a campanha, aprovou de imediato. Fomos muito felizes no conceito da campanha, que teve uma repercussão internacional em sites especializados em comunicação publicitária.

Seabra Neto – Como a agência pretende comemorar essa conquista? Vem alguma campanha ou ação de marketing por aí?

Luiz Augusto Filho – Sim, faremos neste final do ano um grande balanço de todas as nossas conquistas. Estamos liderando o número de indicações a prêmios no Colunistas Norte/Nordeste e vamos participar do El Ojo, o maior Festival de Publicidade da América Latina, pelo segundo ano consecutivo, com um bom número de trabalhos competitivos inscritos. Isso será divulgado pela relevância e ineditismo, sem dúvida.

Seabra Neto – Em sua opinião, qual a importância do Prêmio Pernambuco de Propaganda para o mercado publicitário?

Luiz Augusto Filho – A importância é fundamental. O PPP tem credibilidade e valoriza o trabalho do mercado publicitário pernambucano. Estou afirmando isso com toda convicção e por experiência própria. O reconhecimento e o mérito de termos sido a agência com o maior destaque nesse ano têm repercutido entre empresários, amigos e prospects de uma maneira muito gratificante. O PPP tem esse poder e deve ser mantido e louvado. Presto aqui a minha homenagem sincera ao presidente Antonio Carlos Vieira, idealizador do prêmio. Foi uma iniciativa dele que merece  reverência, respeito e gratidão de todo o mercado publicitário.

Seabra Neto – Para encerrar, quais são os planos e as metas da Agência UM para fechar 2017 e entrar com pé direito em 2018?

Luiz Augusto Filho – Estamos vivendo um momento de forte crescimento da nossa agência, e estamos nos preparando para esse crescimento, com investimentos em consultorias, novas contratações de profissionais renomados nacionalmente, pois os desafios que se avizinham para nós são de grande responsabilidade. A qualificação permanente da equipe é fundamental para crescermos com consistência, e estamos fazendo isso com afinco e dedicação incansáveis. Neste final de 2017, estaremos em obras na nova sede da Agência UM Recife, que será numa lâmina do Empresarial Charles Darwin, no 28º andar. Contratamos um escritório de arquitetura especialista em projetos de grandes agências do eixo Rio/São Paulo, para construirmos um escritório que atenda nossas necessidades de maneira inteligente e planejada, acomodando com conforto e funcionalidade nossa equipe de 130 colaboradores. A inauguração da nova sede será no início de 2018. Estaremos em obras também no novo escritório da filial que abriremos em São Paulo, para atender in loco o crescimento exponencial do Grupo Ser no Sul e Sudeste. Temos muita confiança que 2018 será um ano em que reafirmaremos nossa posição atual  de maior e mais criativa agência de Pernambuco, e uma das maiores do Norte e Nordeste.

Veja outras notícias da coluna acessando o link: http://mercadonoar.com.br/categoria/coluna