Coluna Seabra Neto

Fernando Barros fala sobre a implantação de uma unidade da Propeg em Pernambuco

31 jan 2018 por Seabra Neto

A importância, cada vez maior, de Pernambuco no cenário econômico do país e a certeza de que o estado é um excelente mercado publicitário para consolidar a marca da Propeg no Nordeste. Foi a partir dessas duas premissas que o empresário Fernando Barros, presidente da empresa nos últimos 15 anos, resolveu abrir, no Recife, uma unidade da segunda maior agência de capital 100% nacional. A ideia surgiu no ano passado e se consolidou através da incorporação da Promo Aporte, que atendia a uma das contas do Governo pernambucano. Para falar sobre a transação, o atendimento, as novas contas e os planos da agência para este primeiro ano de operação em nosso estado, Fernando Barros concedeu entrevista exclusiva para a coluna de hoje.

Seabra Neto – Como surgiu a ideia de abrir uma unidade da Propeg em Pernambuco e como aconteceu a transação com a Aporte Comunicação?

Fernando Barros – A Propeg tem unidades em Salvador e Fortaleza, e consideramos importante abrir uma filial em Recife, tendo em vista a importância, cada vez maior, de Pernambuco no país. Ocorreu uma incorporação da Promo Aporte, agência que atendia a uma das contas do Governo do Estado.

Seabra Neto – Qual a importância para a marca Propeg abrir uma unidade em Pernambuco?

Fernando Barros – Somos nordestinos, entendemos muito dessa realidade e acreditamos que a Propeg pode contribuir para o desenvolvimento da região. Estar em Pernambuco consolida a marca Propeg no Nordeste.

Seabra Neto – Qual o volume financeiro gerado com a negociação da Aporte e o que você espera desse investimento a médio e longo prazo?

Fernando Barros – Não faz parte do nosso modelo de gestão divulgar negociações, até porque o contrato não permite, mas é um investimento de longo prazo, só pode ser entendido e dar certo assim. A Propeg, com mais de 30 anos ininterruptos em Brasília, por exemplo, tem a intenção de permanecer por muito tempo em Pernambuco.

Seabra Neto – Com a operação concretizada, a Propeg passou a atender a conta publicitária do Governo de Pernambuco. Como está sendo realizado esse atendimento e quais foram as campanhas produzidas e veiculadas até o momento?

Fernando Barros – Foi montada uma agência full service em Recife. Além disso, contamos com o apoio da nossa Criação da Matriz e com a minha participação direta, muito diálogo com o governador, com os secretários e com toda a área de comunicação. Estamos encantados com o trabalho realizado pelo Governo, portanto, nossa obrigação é mostrar como este trabalho, muito maior do que o próprio cidadão imaginava, tem ajudado no desenvolvimento do estado. Já produzimos a campanha de lançamento do conceito “Mais do que você imagina”, a de “Pernambuco. Melhor educação do Brasil” – que divulga um projeto formidável que o estado tem, a do lançamento do “PE no Campus” e a “Segurança Agora”, além do balanço do final de ano. O estado tem muito mais o que mostrar e nosso planejamento para 2018 vai nessa mesma linha.

Seabra Neto – Além do Governo, a Propeg Pernambuco já conquistou outras contas no estado? Como a agência pretende prospectar novos clientes no mercado pernambucano?

Fernando Barros – Atendemos também ao SENAC/Pernambuco e, via acordo operacional junto com a agência Dois Comunicação, estamos participando do atendimento da conta da Prefeitura do Recife.  Em curto prazo, pretendemos atender muito bem aos clientes atuais. Mas já recebemos sondagens de empresas privadas e estamos ponderando se atuaremos nessa área.

Seabra Neto – Quem está à frente da Propeg pernambucana e como ela vem sendo implementada – profissional e estruturalmente – para atender o mercado?

Fernando Barros – A Propeg está muito bem representada através do diretor-executivo Victor Carvalho, profissional com grande experiência em comunicação pública e política. A equipe está estruturada com bons profissionais pernambucanos. Nossa operação já segue a todo vapor.  Nossa sede no edifício Internatioal Business Center está em reforma e terá toda a estrutura para o pleno atendimento aos nossos clientes.

Seabra Neto – Qual o tamanho da Propeg, hoje, no cenário publicitário do mercado nacional?

Fernando Barros – A Propeg está entre as 20 maiores agências de propaganda do país, sendo a segunda maior agência de capital 100% nacional.  Em Brasília, atendemos a Caixa Econômica Federal, os Correios, o Ministério do Turismo e o GDF (Governo do Distrito Federal). Na Bahia, atendemos a Prefeitura de Salvador; no Ceará, atuamos junto ao Governo do Estado e à Prefeitura de Fortaleza. Além disso, acabamos de renovar com a Casa Civil do Governo de São Paulo, onde também atendemos o DETRAN/SP e a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Em 2014, voltamos ao Rio de Janeiro, onde, além da conta da Petrobrás, conquistada no ano de 2017, atendemos o Governo do Estado e a Prefeitura do Rio de Janeiro.

Seabra Neto – Para encerrar, quais são os planos da Propeg Pernambuco para 2018?

Fernando Barros – Nossa missão é consolidar uma operação que tenha o mesmo nível das demais unidades, onde aliamos criatividade e ineditismo com entrega exaustiva e obsessiva, além de contar com profissionais do Estado, que têm talento reconhecido nacionalmente. Precisamos aprimorar mais ainda o conceito de comunicação pública em Pernambuco, assim como já fizemos com outros clientes.

Veja outras notícias da coluna acessando o link: http://mercadonoar.com.br/categoria/coluna