Coluna Seabra Neto

Lide Pernambuco participa de ciclo  de palestras com dirigentes da Globo

09 set 2019 por Seabra Neto

O diretor Regional e Comercial da Globo em Pernambuco, Iuri Leite, e a diretora de Jornalismo da emissora, Jô Mazzarolo, receberam na sede da empresa um grupo de empresários do Lide Pernambuco – Grupo de Líderes Empresariais. O encontro fez parte do evento Business Experience e contou com palestras focadas no tema Como a Globo está usando a transformação digital para redefinir seu negócio.

A abertura do encontro foi realizada pelo jornalista e empresário Drayton Nejaim, presidente executivo e do Conselho de gestão do Lide, que agradeceu aos dirigentes da Globo pela parceria. Na sequência, cada um dos 45 integrantes da comitiva se apresentou e falou um pouco das empresas que representa.

Gerente de Tecnologia fala sobre Jornada Techvision e Mediatech

A primeira palestra do encontro foi conduzida pela gerente de Tecnologia da Globo em Pernambuco, Carolina Duca, que falou sobre a jornada de transformação da Globo para ser uma empresa Mediatech. Ela abordou o tema Jornada Techvision, que vem sendo adotado pela emissora.

Carolina Duca também destacou os quatro pilares nos quais se baseia a transformação tecnológica da Globo, que estão direcionados para a busca de eficiência e simplificação de processos; para o aumento de receita dos negócios atuais, para a construção de novos modelos de negócios; e para a incorporação da capacidade de mudança em sua DNA.

Iuri Leite falou sobre a liderança da Globo em Pernambuco

Na sequência, foi a vez do diretor Regional e Comercial da Globo em Pernambuco, Iuri Leite, fazer sua explanação para os empresários do Lide. Ele começou lembrando que o que credencia uma empresa é a história que ela constrói. “E a Globo vem construindo isso de forma ética e pioneira”, disse.

Também falou sobre a era digital da emissora e apresentou números de pesquisas realizadas pela Kantar Ibope que ratificam a programação da Globo em Pernambuco como líder de audiência no estado. “Temos que enxergar para frente, ficar de olho no que vem aí nos próximos 10 anos. Estamos sempre nos preparando para isso. Não é à toa que somos a primeira empresa de tecnologia IP da América Latina, e temos programas que registram as maiores audiências da Globo no Brasil”, disse Iuri Leite.

Lembrou ainda que a audiência da Globo não cai na hora do intervalo. “O NE2 é nossa maior audiência em Pernambuco e o Bom Dia Pernambuco já começa com 209 mil telespectadores ligados na atração.  Conseguimos falar com milhões de pessoas de todas as classes sociais e a nossa audiência não cai na hora do break comercial. São intervalos curtos, durante os quais nosso público espera a volta do programa vendo os comerciais”, garante o diretor da Globo.

Jornalismo da Globo também vem se adequando às novas tecnologias

Ficou a cargo da diretora de Jornalismo, Jô Mazzarolo, encerrar o ciclo de palestras. A jornalista destacou o impacto da tecnologia no jornalismo. “Nós também tivemos que nos adaptar a esse novo mundo digital e tecnológico. O mundo está muito mais conectado no aqui e no agora, seja na TV ou nos aparelhos eletrônicos, como tablet e celulares”, frisou.

Para isso, Jô Mazzarolo lembrou que os jornalistas da emissora tiveram que se reeducar a uma nova cultura, como entrar ao vivo através de um aparelho celular. “Precisamos ser cada vez mais ousados e buscar entregar notícias em primeira mão e ao vivo. Sempre estou defendendo esse conceito. Hoje 70% do nosso telejornal é ao vivo e eu espero, em pouco tempo, chegar a 90%”, ressaltou a diretora.

Para encerrar, ainda destacou os projetos especiais implantados pela emissora – em nível local e regional – que se tornaram líderes de audiência, como o Festival de Quadrilhas, Causos & Cantos, São João do Nordeste, Carnaval de Pernambuco, entre outros. “Hoje nossa grande estratégia é estar, cada vez mais, junto ao telespectador e dar uma resposta rápida para o que ele precisa saber, como e onde achar, além de ajudá-lo a encontrar soluções para os assuntos do dia a dia”, esclarece Jô Mazzarolo.