Notícias

O futuro é infinito: Globo inaugura novos estúdios no Rio de Janeiro

09 ago 2019 por Mercado no Ar

Com um novo conceito de produção e inovação em tecnologia, a Globo deu início, na quinta-feira (8), a uma nova era na gestão e produção do entretenimento com a inauguração de três novos estúdios, no Rio de Janeiro, ampliando o maior complexo de produção de conteúdo da América Latina. Agora, os estúdios passam a ocupar uma área total de 1,73 milhão de m², com 13 estúdios de gravação.

O projeto dos novos Estúdios Globo foi desenvolvido pensando na aproximação da dramaturgia às grandes produções internacionais, reunindo o que há de mais moderno e avançado na indústria audiovisual do mundo.

O Módulo de Gravação 4 (MG4) ainda foi completamente montado com equipamentos wireless, eliminando os cabos de câmeras e microfones, o que garante maior mobilidade nas gravações, além de um set mais limpo.

De olho no futuro, os três novos estúdios já estão habilitados para os formatos 4K e 4K HDR – que oferece quatro vezes mais resolução do que o Full HD. Além da percepção de qualidade e da experiência mais imersiva, a produção em altíssima resolução facilita o trabalho de pós-produção e prepara a empresa para as tecnologias que ainda virão.

Entre pesquisas e obras, o projeto levou cinco anos para ser concluído. Com um investimento de mais de R$ 200 milhões, a Globo desenvolveu, in house colocar em itálico, soluções inovadoras no mercado mundial. O redesenho de processos de gestão e produção, aliados aos novos padrões de tecnologia, pretendem trazer maior flexibilidade para a produção de conteúdo da Globo.

Inauguração

As atividades da tarde de inauguração começaram com uma apresentação de Carlos Henrique Schroder, diretor-geral da Globo. “O objetivo é ampliar o trabalho para todas as mídias, com uma série de medidas e a perspectiva de um trabalho de longo prazo”, explicou Schroder.

Ainda  durante a tarde, aconteceram outras apresentações e debates. Com transmissão ao vivo pelas redes sociais oficiais da Globo, eles foram mediados por Pedro Bial e Aline Midlej. Bial abriu a primeira rodada, na qual os participantes falaram sobre produção de entretenimento, neurociência e a indústria criativa.

Após a solenidade oficial de abertura, uma noite de festa encerrou as comemorações. Contando com show de Caetano Veloso e seus filhos, a noite prestigiada por vários famosos. Nomes como Fátima Bernardes, Cauã Reymond, Lília Cabral, Murilo Benício, Edson Celulari, entre muitos outros, estavam presentes no evento.

“Estou muito feliz de estar aqui na inauguração do MG4. É um momento histórico para essa empresa e para todos nós que trabalhamos nos Estúdios Globo. É um momento de muita inovação, tecnologia, mas em nenhum momento esquecendo da matéria humana, do talento das pessoas”, comentou a apresentadora Fátima Bernardes.

Confira mais detalhes sobre a inauguração no site do Globoplay.