Notícias

Pergunta aí, Emanuel!

22 fev 2017 por Mercado no Ar

No “Pergunta, Aí” deste mês, Emanuel Veiga, estudante do 7º período de Publicidade e Propaganda na Aeso Barros Melo, fez a seguinte pergunta:

“As mídias online vieram para transformar o mercado publicitário. As agências que acompanharam a evolução e criaram métodos de trabalho neste campo demonstraram a força que a internet trouxe para a comunicação. Neste universo online, insistir em campanhas exclusivamente off-line é considerado nadar contra a maré?”.

Quem respondeu a pergunta de Emanuel foi Toni Ferreira, co-presidente da BG9 Comunicação. Confira a resposta dele:

“Emanuel,

Sua pergunta é muito oportuna por conta desse momento em que a força das ferramentas on-line estão provocando uma transformação profunda nas estratégias de comunicação. E ao colocá-la usando a expressão “remar contra a maré”, você levanta uma questão muito profunda: profissionais de comunicação não podem se deixar levar pelas “ondas”. É fundamental sempre questionar, aprofundar e decidir com MUITA responsabilidade (afinal estamos cuidando de um dinheiro que não é nosso, é do cliente).

O digital é, sem dúvida alguma, um mundo novo de possibilidades, indispensável e impossível de retroceder. Mas não é um fim em si mesmo. As mídias de massa ainda têm o seu poder (e que poder no Brasil!). A TV, por exemplo, com apenas uma inserção, consegue anunciar uma oferta impactando milhões de pessoas em segundos. O rádio ainda é o xodó do brasileiro, conseguindo levar mensagens para cidadãos que moram em cidades que onde a cobertura 3G ainda nem chegou. Colocando mais lenha na fogueira: há de se avaliar com prudência que as grandes marcas do mundo foram construídas nos canais off-line e que construção de marca é uma disciplina nova e ainda não suficientemente testada no ambiente online. Acho que a melhor resposta para sua pergunta são outras dezenas de perguntas. Porque na nossa profissão, é importante sempre duvidar, avaliar, investigar. Nesse oceano da comunicação, o importante é surfar no canal certo, com a mensagem adequada para o público correto.

Um grande abraço,

Toni Ferreira”

Se você é estudante universitário e também tem dúvidas sobre o mercado de trabalho, mande a sua pergunta pra gente! Basta entrar em contato conosco através das nossas redes sociais ou enviar um e-mail para mercadonoar@tvglobo.com.br. Esperamos a sua pergunta!