Coluna Seabra Neto

Publicitários fazem balanço de 2016 e falam sobre as expectativas para 2017

04 jan 2017 por Seabra Neto

Encerrando à série de entrevistas de final de ano, que traz relatos exclusivos do mercado publicitário de Pernambuco, a coluna publica hoje os depoimentos de Queiroz Filho e Daniel Queiroz, CEO e COO do Grupo Duca, respectivamente; Renata Gusmão, sócia-fundadora da Blackninja Comunicação; e Fred Teixeira, presidente do Grupo de Mídia de Pernambuco (GMPE). Nesta época do ano, a coluna é um canal aberto para que eles possam falar sobre os fatos e acontecimentos que marcaram o mercado publicitário em 2016 e sobre as expectativas para o ano de 2017. Acompanhe.

foto-fred-teixeira

ANO NOVO REPLETO DE REALIZAÇÕES – O ano de 2016 foi muito difícil e obviamente para os mídias não foi diferente. Mas a despeito disso, o Grupo de Mídia de Pernambuco seguiu em frente e mais uma vez conseguiu aplicar a Prova de Certificação. Ficamos muito felizes com o resultado, pois agora temos mais 15 profissionais certificados, totalizando 58 mídias do nosso mercado com a certificação. Temos certeza de que 2017 será melhor e que conseguiremos alcançar outros importantes objetivos, principalmente no campo da qualificação técnica. O Grupo de Mídia de Pernambuco deseja a todos, sobretudo aos nossos associados, um Ano Novo repleto de realizações. (Fred Teixeira – presidente do Grupo de Mídia de Pernambuco)

foto-queirozinho-e-daniel

#2017VAISERDUCAFoi exatamente assim, apenas mudando o ano dessa hashtag #2016vaiserDuca, que anunciamos o que esperávamos para 2016, no dia em que lançamos o Grupo Duca, em 18 de novembro de 2015. E de fato, foi! Mesmo vivendo todos os impactos da crise, como qualquer outra empresa, além da transformação que o nosso setor vem passando, que não está sendo nada fácil, consideramos que 2016 foi Duca porque seguimos com muito foco naquilo que definimos como estratégico. Como grupo empresarial, promovemos uma virada de chave e preparamos os nossos negócios para os próximos capítulos que estão por vir nos segmentos em que atuamos, investindo em gente, conhecimento, metodologias, ferramentas, tecnologias e governança.

Nas nossas operações, avançamos na oferta de produtos e serviços alinhados a uma nova dinâmica, pautada por uma relação cada vez mais próxima aos nossos clientes e aos clientes dos nossos clientes. A transparência, a informação, a inovação e a precisão se somam cada vez mais numa atitude conjunta de pensamento fora da caixa, tanto no que nos propomos a entregar enquanto serviço, como, principalmente, na forma como nos organizamos internamente para nos mantermos sempre na vanguarda na maneira de gerir os nossos negócios.

A consequência disso tudo tem sido os diversos prêmios e resultados conquistados pelas nossas empresas, que vão desde a celebração da criatividade e o reconhecimento do impacto das campanhas realizadas para as marcas com que trabalhamos, passando por novos clientes conquistados e por prêmios atribuídos ao bem-estar das pessoas que estão conosco no dia a dia dessa constante batalha – que, diga-se de passagem, é a quem atribuímos tudo o que alcançamos até então. E vendo assim, até parece que é fácil. Mas as dificuldades estão por todos os lados.

O nosso dia a dia tem sido extremamente intenso e com muitos desafios a serem ultrapassados. E estamos vivendo muita coisa nova inclusive, pois apesar de termos um histórico empresarial considerável, a montagem de uma holding do zero requer outras competências e habilidades que temos desenvolvido à medida das demandas e realizações. Mas é justamente pela união de tanta gente competente e pelo respeito que temos mantido com todos que temos alcançado os nossos objetivos e estamos avançando a passos largos, mesmo em um momento tão difícil como este. 2017 não será fácil para ninguém. No entanto, 2015 e 2016 vieram antes para dar vários recados e lições para todos, cabendo aos mais atentos a oportunidade da aprendizagem no sentido de avançar sempre. No final de 2015, junto com o anúncio de lançamento do Grupo Duca e de criação da BG9, formamos uma parceria com Silvio Meira e Teco Sodré, na Sodet N/NE, uma empresa focada em estratégia e inovação. Eles passaram a ter uma presença importantíssima no nosso conselho estratégico, em que suas contribuições para esta visão de futuro diante de toda essa transformação têm sido fundamentais.

Apesar de termos apenas um ano como grupo empresarial, continuamos nos reinventando e trazendo novidades para o nosso mercado. Já agora no final de 2016, antes de encerrarmos o ano, anunciamos a união da Massapê com a Ampla para formar uma nova Ampla. Em 2017, vamos continuar perseguindo nossos objetivos estratégicos e muita coisa nova já está na agulha para ser anunciada, e por isso será um ano muito positivo e de muito trabalho para todos nós que fazemos o Grupo Duca. Então, não temos dúvidas em afirmar que #2017vaiserDuca. (Queiroz Filho, CEO; Daniel Queiroz, COO do Grupo Duca).

foto-renata-gusmao

OPORTUNIDADE DE REARRUMAÇÃO E ADAPTAÇÃO –  A Blackninja já vem se preparando para esse momento difícil que o Brasil atravessa há dois anos. Por isso, a crise, por maior e mais surpreendente que seja – e aparentemente inacabável – está sendo uma oportunidade de rearrumação e adaptação aos novos tempos da comunicação. Porque a crise da comunicação está acontecendo no mundo todo e a indústria de propaganda está sofrendo uma revolução gigante. A tecnologia veio como um furacão e colocou tudo que se costumava fazer antes de cabeça para baixo. Estamos investindo na atualização de todos os nossos profissionais, somando a experiência do off-line com a inovação do on-line. E, com isso, estamos conseguindo criar um DNA diferenciado. Em 2016, tivemos grandes cases de sucesso e novos clientes vieram. Isso já é resultado desse novo jeito de fazer propaganda.  2017 vem aí e aparentemente com crise. Porque nem a do Brasil vai passar neste ano, nem a crise da comunicação no mundo. Então, vamos continuar nos renovando, trabalhando dobrado e usando a criatividade. Velhas formas e racionalidade demais já não funcionam para o consumidor. A boa notícia para nós, publicitários, é que a inovação agora vai ser fundamental em todos os departamentos. E na Blackninja a inovação é o que nos motiva. (Renata Gusmão – sócia-fundadora da Blackninja Comunicação).

Veja outras notícias da coluna acessando o link:  http://mercadonoar.com.br/categoria/coluna/