Coluna Seabra Neto

Publicitários fazem balanço de 2017 e falam das expectativas para 2018

29 nov 2017 por Seabra Neto

Dando continuidade à série de entrevistas de final de ano, a coluna traz hoje os depoimentos do presidente da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap-PE), Giovanni Di Carlli, e do criativo e sócio fundador da Martpet Comunicação, Edison Martins. Eles falam sobre os fatos e acontecimentos que marcaram o mercado publicitário em 2017 e sobre as expectativas para o ano de 2018. Acompanhe:

FALANDO DE PROPAGANDA COM A ABAP – O ano de 2017 nos propiciou a honra de assumirmos a presidência da Abap Pernambuco, justamente num momento em que o nosso negócio vive uma série de transformações e discussões de novos modelos. Desde junho, eu, Marcela Neves e Miguel Melo abraçamos a Abap com o propósito de fomentar esse debate com nossos pares.

Primeiramente, criamos a chancela “Falando de propaganda com a Abap”, que está dando voz aos nossos associados nos meios de comunicação, permitindo a exposição de diferentes pontos de vista, de forma a contribuir e enriquecer o debate em meio a todo esse cenário de transformações. Também, sob essa mesma chancela, promovemos o primeiro de muitos encontros, com o objetivo de criar intercâmbio com profissionais de outros mercados para discutir os novos rumos do negócio.

Mas as ações não param por aí. Além da continuidade do que implementamos em 2017, começaremos 2018 já com novidades, pois em janeiro será lançado o Programa Start, que visa incentivar a formação de novos anunciantes. Numa ação conjunta com o Sinapro, os veículos de comunicação e os fornecedores da cadeia da comunicação, além do Sebrae, essa iniciativa oferecerá uma série de incentivos às empresas que nunca anunciaram para que façam uso da ferramenta da propaganda como estratégia de crescimento dos seus negócios. Ainda como extensão do Start, será realizado o projeto Comunicar & Crescer, também com apoio do Sebrae, voltado para capacitação e formação desses novos anunciantes na cultura da propaganda.

Olhando para os próximos doze meses, vemos um cenário bem desafiador, pois as transformações no país não acontecerão na velocidade que deveriam e também por se tratar de um ano de eleições. No entanto, já dá pra perceber um movimento positivo no empresariado, que deixou de se retrair por conta da crise, voltando a investir, inclusive em comunicação. É um sinal positivo de que a economia pode reagir e o mercado da propaganda voltar a ficar aquecido. Esperamos apenas que o contexto político não atrapalhe. Então, que venha 2018! Estaremos prontos para trabalhar. (Giovanni Di Carlli – Presidente da Abap/PE).

PARA O MERCADO, 2017 FOI UM ANO MELHOR QUE 2016 – Para fazer o balanço de 2017, é necessário pensar nisto mesmo: um balanço! Foi um ano de muitas oscilações, muitos altos e baixos, mas com certeza, para a grande maioria dos que atuam no nosso segmento, 2017 foi um ano melhor que 2016. E eu espero muito, muito, muito, que seja pior que 2018, porque todos nós do mercado trabalhamos, desejamos, lutamos e precisamos de cenários melhores.

No particular da Martpet, acho que foi um ano em que nos exercitamos ainda mais. Colocamos pesos extras e fizemos mais séries para fortalecer os bíceps da coragem, os tríceps da ousadia, o abdômen da paciência, as pernas da inventividade. E com isso, a agência continuou ganhando musculatura no que faz de melhor: menos conversa e mais ação. E ganhamos também a oportunidade de ter grandes conquistas como inaugurar a Martpet João Pessoa, que, junto com a Martpet Recife e a Martpet Fortaleza fortalecem nosso conceito de agência fera em Nordeste.

Também ficamos felizes com conquistas de novos clientes como o Cesar School, do qual temos um orgulho danado pela parceria de criatividade, ousadia e pensamento disruptor de ambos os lados. E também clientes digitais como o Mercado Orgânico Tulasi, que está sendo atendido pela Martpet e pelo seu núcleo digital Seven Quick, em um pensamento combinado on e off-line de um modelo que está sendo de muito aprendizado. E pra fechar com chave de ouro, o roll de clientes novos: conquistamos a conta da Chesf, uma marca de importância na comunicação regional que dispensa comentários.

Também temos que comemorar prêmios, claro!  Como ser a segunda agência mais premiada do VIII Prêmio Pernambuco de Propaganda, no qual a primeira foi a ousada Agência Um, sob o comando criativo de Lenilson. E olhe que esse foi o único prêmio com inscrições pagas em que entramos no ano inteiro. Também tivemos peças em destaque nos players mundiais de seleção de campanhas como os americanos AdsOfTheWorld e AdeeVee, o argentino AdLatina e o australiano Best Ads. Outro importante destaque, que para nós é mais que um prêmio, foi ganhar mais uma vez o Selo Abrinq de Empresa Amiga da Criança, uma conquista que reforça o compromisso e a responsabilidade social que a Martpet tem, de que se orgulha e continua batalhando para ter.

E que venha 2018! Que consigamos, como brasileiros, com o poder do voto; como publicitários, com o dom e o talento da boa mensagem; e como cidadãos, com seus direitos e deveres, transformar nosso país e nosso Nordeste em algo cada dia muito melhor. Feliz Ano Novo para todos! (Edison Martins – sócio fundador da Martpet Comunicação)

Veja outras notícias da coluna acessando o link: http://mercadonoar.com.br/categoria/coluna