Notícias

Se é Nordeste, é Globo

20 abr 2017 por Mercado no Ar

Globo lança campanha e nova identidade visual para comemorar seus 45 anos no Nordeste

No dia 22 de abril de 2017 a Globo completa 45 anos de história no Nordeste. Com expressiva trajetória na região, a emissora construiu uma forte relação com o povo pernambucano, enaltecendo a sua cultura e suas riquezas, levando informação à população e crescendo junto com o Estado. Para comemorar a importante data, uma campanha foi lançada no intervalo do NETV 2ª edição. Trazendo uma nova identidade visual e enaltecendo a mistura de tradição e inovação, a emissora apresenta a assinatura “Se é Nordeste, é Globo”. Além da nova assinatura, a campanha conta com ilustrações da pernambucana Bel Andrade Lima em um filme institucional e quatro vinhetas.

A pluralidade da cultura de Pernambuco serviu de inspiração para a criação da campanha, que foi pensada com base em quatro ilustrações temáticas, destacando importantes aspectos locais: Gastronomia, Música, Arte e Tecnologia. A equipe da área de comunicação da Globo responsável pela criação do trabalho é composta por Sérgio Valente, Mariana Sá, Leandro Castilho, Alexandre Tommasi e Marcelo Felício. Eles trouxeram, em todas as peças, a ideia de pluralidade e riqueza cultural. As cores utilizadas simbolizam a variedade de conteúdo que fazem parte do DNA da Globo e representam uma empresa que está sempre em movimento.

Para transmitir a força da cultura pernambucana e a relação da emissora com o Estado, a campanha precisava ter a cara do Nordeste. Essa premissa fez com que o time chegasse ao nome da designer e ilustradora Bel Andrade Lima, responsável pela concepção dos filmes. De acordo com a equipe que elaborou a campanha, era necessário um olhar local, de um artista que não só conhecesse, mas vivesse toda essa cultura. A escolha por trabalhar com Bel foi pautada por sua paixão por Recife, por Pernambuco e pelas manifestações culturais da região, além de seu talento, olhar e capacidade de unir o moderno ao tradicional.

Essa aproximação da emissora com o povo nordestino não é recente. Desde que chegou ao Nordeste, ela esteve presente acompanhando os principais acontecimentos da região, suas manifestações culturais, festas e celebrações, fazendo com que o pernambucano se visse na tela da Globo. Além disso, diversas ações institucionais e projetos desenvolvidos ao longo desses anos demonstram a vontade da empresa em ver a região crescer.

Iuri Maia Leite, diretor comercial e regional da Globo no Nordeste, explica como essa filosofia sempre guiou a trajetória da emissora. “Desde 1972, a Globo se mostra muito presente em todos os acontecimentos que existem aqui em Pernambuco. Seja com a transmissão do futebol pernambucano, ou com projetos como o São João do Nordeste, há um fortalecimento da cultura local. Embora a Globo seja uma empresa nacional, temos uma cara também local. Somos uma emissora com sotaque, que tem característica própria. Fazemos uma prestação de serviço muito forte com a comunidade, através dos nossos telejornais, mas não só no jornalismo, como também nas campanhas sociais”.

Esse envolvimento se faz cada vez mais forte no relacionamento entre a Globo e o telespectador. Para o diretor de comunicação da TV Globo, Sérgio Valente, a nova campanha reflete justamente esse aspecto que a emissora tem de estar envolvida com a sociedade na qual está inserida. “Talvez o maior legado [da Globo] seja a questão de você olhar pra sociedade e dizer: ‘como eu posso contribuir com isso?’. Não é só com prestação de serviço, não é só com inspiração, eu acho que é o conjunto disso tudo. É por isso que gosto tanto desse novo movimento da marca aqui no Nordeste, porque ele não é uniprocessador, ele é multiprocessador. É cultura, é gastronomia, é arte, é tudo ao mesmo tempo. A Globo é isso. É olhar para a sociedade e dizer: ‘eu entendo todas as suas dimensões e eu te acompanho em todas as direções’. Nesses 45 anos, a emissora contribuiu muito, mas o mais bacana é olhar para esses anos e dizer: ‘o que mais eu posso fazer? Para onde mais nós podemos caminhar? Qual será o nosso futuro juntos?’”.

Com peças criadas para divulgação na Globo.com e em rádios locais, a campanha também conta com o envolvimento do Jornalismo da Globo, com a exibição de um Globo Repórter especial sobre os 45 anos da emissora, que será exibido no próximo dia 28. Confira como ficou o filme institucional no link abaixo e siga acompanhando aqui no Mercado no Ar uma série de reportagens sobre o aniversário da emissora, que vai trazer entrevistas exclusivas e diferentes conteúdos.

Link para o vídeo: Campanha 45 anos

Links para as vinhetas:

Vinheta Arte

Vinheta Música

Vinheta Tecnologia

Vinheta Gastronomia