Oportunidades comerciais

Segundo dia de MaxiMídia faz o público repensar a comunicação

05 out 2017 por Mercado no Ar

No segundo dia do evento, três representantes dos maiores grupos de agências do mercado abriram o primeiro painel falando sobre o modelo de negócio atual e as suas transformações através dos tempos. Abel Reis, da Dentsu Aegis Network, Fernando Musa, do Grupo Ogilvy, e Marcos Quintela, do Grupo Newcomm, destacaram a importância de se estudar regras mais bem definidas para todo o nosso mercado de comunicação.

Na sequência da manhã, o economista e ex-ministro da Fazenda Mailson da Nóbrega apresentou um panorama político e econômico do país, abordando as mudanças significativas que o Brasil enfrenta hoje com todo o cenário político. Além de fazer uma retrospectiva dos anos anteriores, ele trouxe as expectativas para 2018.

À tarde, um painel chamou a atenção do público ao trazer ao palco do MaxiMídia um cientista. Ricardo Cappra foi o convidado para tratar do Data Science – a mais nova ciência do Marketing – e apresentou porque ela é considerada vital para as grandes marcas atualmente.

Saindo um pouco da parte de números, o painel seguinte abordou a importância em transformar a comunicação de uma campanha em uma experiência entre o consumidor e as marcas. Essa relação é muito mais duradoura no ponto de vista do CEO da Momentum – EUA, Chris Weil.

Se no primeiro dia do evento todos estavam curiosos com a presença da cantora Karol Conka, o segundo dia de MaxiMídia deixou o público ansioso para conhecer a história de sucesso do cantor Luan Santana. Fora dos palcos, sua relação para atrair tantos anunciantes nesses 10 anos de carreira foi abordada em um discurso apresentando por ele. Luan reforçou a mensagem passada por Karol, enaltecendo o poder de se comunicar com quem ainda não se sente representado na maioria das campanhas.

Fechando a edição de 2017 do MaxiMídia, Chuck Porter, da agência CP+B (EUA), trouxe os seus segredos para elevar o limite da criatividade dentro do nosso mercado. Chuck destacou que, para as marcas, “o que você faz é muito mais importante do que o que você fala”. Além disso, o palestrante deixou uma tarefa de casa interessante para todos os presentes na hora de construir uma campanha, finalizando com a frase de Platão: “Não existe aprendizado sem emoção”.

Durante estes dois dias, as palestras que destacamos aqui com breves resumos levaram o mercado a repensar a comunicação de diversas formas, seja o anunciante, a agência ou veículo de comunicação, seja no ambiente digital ou no off-line. Com o tema “Só a Opinião Salva”, o MaxiMídia encerrou sua 31ª edição na noite de ontem no hotel Unique de São Paulo, reunindo uma média de 1.600 congressistas.

Por Rodrigo Rodrigues e Deysi Coelho, do Grupo de Mídia de Pernambuco.